Hoje termina mais um ano, mais especificamente, o ano que para mim foi de muitas conquistas, estudo, trabalho duro e alguns cabelos brancos. O ano de 2011 não foi o meu ano de mudanças, mas foi o ano que alguns deixaram saudades (lembranças ao meu avó), parece que propositalmente para dar espaço aos que vieram para encantar, como o pequeno “gigante” Felipe.

Para começar (ou terminar, depende do referencial) o ano muito bem, nós vamos de: PIZZA.

Massa para Pizza

E você, quer aprender a receita dessa massa muito gostosa e versátil?

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente, 240 gramas);
  • 5 gramas de fermento biológico seco instantâneo (1/2 sachê);
  • 1 colher (sopa) de açúcar cristal (aproximadamente, 13 gramas);
  • 1 colher (chá) rasa de sal;
  • 1 colher (sopa) de azeite;
  • 2 colheres (sopa) de rum ou cachaça; Comentário: Para esclarecer dúvidas, o rum ou a cachaça é usado para deixar a massa mais crocante, já que, o álcool evapora quando a massa está no forno.
  • 1/3 de xícara (chá) de água filtrada (80 ml).

Modo de Preparo

Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.

Passo 1: Em uma bancada espaçosa, misture os ingredientes secos (farinha, fermento, açúcar e sal). Passo 2: Faça um furo no meio da misture e adicione o rum e o azeite.
Passo 1 - Misture os ingredientes secos Passo 2 - Misture os ingredientes líquidos
Passo 3: Adicione a água aos pouco. Passo 4: Amasse a mistura com as mãos.
Passo 3 - Adicione a água aos poucos Passo 4 - Amasse com as mãos
Passo 5: Sove bem a massa, até que ela fica uniforme. Passo 6: Deixe a massa descansar por cerca de 1 hora, até que dobre de tamanho.
Passo 5 - Sove a massaComentário: Caso ache que a massa está seca, adicione um pouco de água e amasse novamente. Passo 6 - Deixe a massa descansar
Passo 7: Para abrir a massa, polvilhe farinha sobre a bancada e sobre a massa. Passo 8: Abra a massa  com auxílio de um rolo de macarrão, dando o formato arrendondado para facilitar na manipulação.
Passo 7 - Polvilhe farinha Passo 8 - Abra a massa
Passo 9: Caso deseje rechear a borda, abra a massa com um tamanho um pouco maior que a forma utilizada. Passo 10: Após rechear a borda, prepare a pizza normalmente.
Passo 9 - Tamanho da massa na formaComentário: Usei uma forma para pizza de 30 cm de diâmetro, correspondente à uma pizza média. Passo 10 - Preparação da pizza - queijo
Passo 11: Fiz uma pizza meio a meio de atum com borda de requeijão e a clássica de banana com borda de doce de leite. Passo 12: Leve ao forno, preaquecido, à 220°/260° C por 20 minutos ou até que a borda esteja dourada.
Passo 11 - Pizza pronta para forno Pizza de Banana ProntaComentário: Reparem como a massa fica aerada. Uma delícia!

Considerações Finais

Rendimento: 1 pizza média (massa média) ou 1 pizza grande (massa mais fina);

Tempo total de preparo: aproximadamente, 1 hora e 40 minutos.

Valor calórico total: aproximadamente, 1085 kcal*;

Valor calórico por porção (pizza grande): aproximadamente, 136 kcal*.

*Esses valores são referentes apenas a massa, então, escolham bem o recheio para não começar o ano novo com uma dieta na sua resolutions list.

O que achou dessa receita? Não esqueça de comentar.

 

Desejo um 2012 maravilhoso à todos, muita saúde, paz, amor, mais conquistas e vitórias e, claro, mais “dindim” no bolso porque ninguém vive só de amor, né? Curtam mais cada dia porque, como dizia Cazuza, “o tempo não para”. Beije mais, abrace mais e não tenha vergonha de pedir desculpas ou de expressar os sentimentos. Seja verdadeiro e pense no próximo, assim, o mundo agradece!

Beijos e até ano que vem!!!

Artigos relacionados: