Mais uma receita famosíssima da minha sogra, para quem não sabe, a Dona Leni: o pão de queijo.

Pão de Queijo da Leni

Esse pão de queijo é muuuuito bom, não tem como resistir (vocês vão ver, mais abaixo, a foto que tirei do interior dele). E ele é pão de queijo de verdade.

Queridos padeiros e padeiras (será que existe??? Nunca ouvi falar.), por favor, não nos engane mais com pão de polvilho. A receita certa está aí, é só anotar.

Ingredientes

  • 1 e 1/3 de litro de leite;
  • 1/3 de litro de óleo;
  • 1 colher (sobremesa) de sal;
  • 2 quilos de polvilho doce; Comentário: Não é o polvilho caipira.
  • De 10 a 12 ovos; Comentário: Pode ser ovo caipira ou de granja. Geralmente, usamos a segunda opção.
  • 3 colheres (sopa) de margarina;
  • 1 quilo de queijo curado ralado.

Modo de Preparo

Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.

Passo 1: Leve o leite, o óleo e sal ao fogo em uma leiteira grande. Passo 2: Deixe ferver para escaldar o polvilho.
Passo 1 - Aqueça o leite, o óleo e sal Passo 2 - Deixe ferverComentário: Coloquei essa foto porque, quando fiz da primeira vez, tive dúvida se o leite subiria ou não, já que o óleo fica por cima.
Passo 3: Escalde o polvilho com a mistura quente. Passo 4: Misture bem e deixe esfriar. Mexa, de vez em quando, para ajudar a esfriar mais rápido.
Passo 3 - Escalde o polvilhoComentário: Use uma bacia larga para fazer o pão de queijo. É mais fácil para esfriar o polvilho e para amassar também (Passos 6 e 8). Mas, por favor, não use a bacia de lavar as cuecas do seu marido! Compre uma só para pão de queijo. Mais para frente, você usará para outras receitas. Passo 4 - Misture bem e deixe esfriar
Passo 5: Depois de frio, no máximo morno, adicione os ovos e a margarina. Adicione primeiro 10 ovos. Se achar que a massa ainda está seca, adicione os outros 2. Geralmente, uso 10 ovo brancos grandes. Passo 6: Misture a massa com as mãos.
Passo 5 - Adicione os ovos e a margarinaCuidado para não adicionar quando a mistura ainda estiver quente e cozinhar os ovos! Passo 6 - Misture a massaComentário: Agora é a hora de tirar o maridão da frente da TV ou do computador e colocá-lo para “meter a mão na massa”, porque ela é bem pesadinha. Diga que ele terá como recompensa pães de queijos quentinhos para o lanche e ainda, tríceps definidos.
Passo 7: Adicione o queijo ralado aos poucos. Passo 8: Sove bem a massa para misturar todos os ingredientes.
Passo 7 - Adicione o queijoComentário: Geralmente, sobra um pouco mais de 1 xícara do 1 quilo de queijo da receita, então, reserve essa quantia e vá adicionando o resto aos poucos. Passo 8 - Sove a massa
Passo 9: A massa deve ficar lisinha assim e não mais grudar nas mãos. Se ainda estiver grudando, coloque o restante do queijo. Passo 10: Esse é o ponto da massa. Agora é só enrolar. Lembrem-se que ele cresce um pouquinho no forno.
Passo 9 - A massa deve ficar lisaComentário: Tem sim uma mensagem subliminar nessa foto. Foi só uma brincadeira, ou melhor, uma homenagem ao espantalho Cabeça de Nabo do meu filme querido “O Castelo Animado” (Howl’s Moving Castle) dos Estúdios Ghibli. Passo 10 - Ponto da massaComentário: Essa foto é importante para vocês comparem depois com o ponto do Biscoito de Queijo da Vovó (“próximos capítulos” aqui no Renda Bordô).
Passo 11: Para quem vai congelar, fica a fica de colocá-los enrolados em formas e levar para o congelador.

Passo 12: Leve o pão de queijo para assar em forno médio/alto por aproximadamente, 20 minutos (descongelado) ou 30 minutos (congelado), ou até que fique dourado por cima.

E esse é a textura dessa delícia de pão de queijo por dentro. Não dá para resisti, não é?

Passo 11 - Para quem vai congelar Passo 12 - Pão de queijo por dentro

Considerações finais

Rendimento: aproximadamente, 150 unidades;

Tempo total de preparo: aproximadamente, 1 hora e 20 minutos.

Valor calórico total: tudo mundo sabe que pão de queijo é bem calórico, então, achei melhor nem comentar o valor total para não assustar vocês;

Valor calórico por pedaço: um pouco menos de 100 kcal por pão de queijo.

Sempre soube que o pão de queijo não era permitido em nenhuma dietas do mundo, mas agora ficou mais claro o por quê. Mas gente, cá entre nós, pão de queijo é um dos tesouros da culinária brasileira. É muito bom! Acho que não existe mais ninguém, além do marido da minha irmã, que não goste de um pão de queijo quentinho (aí que fome!!!).

Faça essa receita ou apenas metade dela, quem sabe, porque vale muito, mas muito a pena. E como mostrei à vocês, é tão facinho fazer e congelar para assar outros dias, distribuir para família. Eles devem durar por volta de 3 meses no congelador, mas tenho certeza que vão acabar muito antes disso.

E você, o que achou dessa receita? Vou adorar saber a sua opinião. Deixe seu comentário.

Beijos…

 

Se você tiver alguma receita de Pães e Tortas que gostaria de compartilhar conosco, encaminhe para o e-mail do Renda Bordô (link no canto superior direito da tela) ou pelo Twitter.

Artigos relacionados: