Facilidade e simplicidade que vai dos ingredientes até o nome, essas trufas vão fazer a cabeça de muita gente por aí.

Trufas de Chocolate Simples

Mais uma receitinha do livro Petit Larousse do Chocolate e digo que a Le Cordon Bleu® acertou em cheio nessa delícia composta apenas 4 ingredientes. Duvida?!

Ingredientes

  • 300 gramas de chocolate meio amargo bem picado;
  • 100 ml de creme de leite fresco;
  • 1 colher (café) de essência de baunilha;
  • Cacau em pó sem açúcar.

Modo de Preparo

Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.

Passo 1: Ferva o creme de leite fresco com a essência de baunilha e jogue sobre o chocolate picado. Passo 2: Talvez você consiga derreter todo o chocolate com apenas o calor do creme de leite fresco fervido, mas se não conseguir (como eu), leve a tigela, rapidamente, para o banho-maria para derreter o restante do chocolate.
Passo 1 - Ferva o creme de leite fresco com a essência Passo 2 - Derreta o restante do chocolate em banho-maria
Passo 3: Leve a  mistura à geladeira por 30 minutos, até o ganache endurecer. Passo 4: Com ajuda de um saco de confeitar com bico liso ou colheres, modele as trufas em formato arrendondado e coloque-as em uma forma forrada com papel-manteiga. Leve as trufas para geladeira por mais 20 minutos, até ficarem bem consistentes.
Passo 3 - Textura da trufaComentário: Como eu não tinha todo esse tempo, levei ao congelador por alguns minutos. Passo 4 - Trufas moldadasComentário: Usei uma colher similar a de sorvete, porém em tamanho bem menor, tipo um cookie scoop.
Passo 5: Utilizando luvas de plástico, remodele as trufas para que fiquem bem redondinhas. Passo 6: Passe as trufas em cacau em pó, retirando o excesso com uma peneira (opcional). Suas trufas estão prontas. Se preferir, pode enrolá-las em papel alumínio para mudar na hora da apresentação.
Passo 5 - Remodele as trufasComentário: É bem difícil deixá-las redondas sem que derretam, então, sugiro que caprichem na modelagem do Passo 4. Passo 6 - Empane no cacau em pó

Considerações Finais

Rendimento: 30 trufas;

Tempo total de preparo: aproximadamente, 1 hora e 10 minutos (ou menor, se optar pelo congelador).

Valor calórico total: aproximadamente, 2260 kcal;

Valor calórico por unidade: aproximadamente, 75 kcal.

Gente, fala se não é muito fácil? O resultado é surpreendente, uma delícia mesmo! Amei essa receita porque nunca uso todo o creme de leite fresco quando compro e depois de aberto, ele estraga rapidinho (só dura três dias). Quando prontas, se guardadas em geladeira e em pote hermeticamente fechado, as trufinhas podem durar até quinze dias. Demais não?

Faz aí e me diz o que achou, ok?

Beijus e boa semana!!!

Artigos relacionados: