Sei que o clima aqui em Brasília não está favorecendo para uma sobremesa gelada, mas como sou uma Ice Cream Holic, não podia deixar de passar essa receita para vocês.

Sorvete Torta Alemã

Para ser sincera, não lembro de onde a tirei. O ganache é de uma outra que adoro e achei que combinaria. E não é que eu tinha razão!?!

Confira essa receita meio improviso que, no final das contas, deu muito certo!

Material utilizado

  • Forma de 24 cm de diâmetro com fundo removível;
  • Batedeira;
  • Espátula ou pão-duro.

Ingredientes

Creme

Ganache

  • 1 lata (sem soro) ou uma caixa de creme de leite;
  • 4 colheres (sopa) de achocolatado, chocolate ou cacau em pó;
  • 2 colheres (sopa) de açúcar.

Demais ingredientes

  • 150 gramas de biscoito tipo Maizena ou Maria;
  • 75 ml de leite;
  • 25 ml de café pronto.

Modo de preparo

Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.

Passo 1: Leve todos os ingredientes do creme à batedeira. Passo 2: Bata de 3 a 5 minutos, em velocidade alta, ou até formar um creme espesso. 
Passo 1 - Leve os ingredientes a batedeira Passo 2 - Bata os ingredientesComentário: Eu bati por 7 minutos em velocidade alta, mas a minha batedeira é fraca (300 W). Cuidado para não bater demais e virar manteiga.
Passo 3: Ilustração do ponto do creme. Passo 4: Lambuze a forma com um pouco do creme. Molhe parte dos biscoitos na mistura de leite e café e forre o fundo e as laterais da forma.
Passo 3 - Ponto de creme espesso Passo 4 - Molhe os biscoitos e forre a formaComentário: Para as laterais, o biscoito deve ser partido na metade.
Passo 5: Cubra os biscoitos com metade do creme. Molhe o resto do biscoito e crie uma segunda camada. Passo 6: Despeje o restante do creme sobre os biscoitos.
Passo 5 - Use metade do creme e forre com mais biscoito Passo 6 - Despeje o resto do creme
Passo 7: Leve ao congelador por 1 hora, ou até que o creme fique mais firme. Passo 8: Para o ganache, leve todos os ingredientes à panela e deixe ferver, sempre mexendo em fogo baixo.
Passo 7 - Leve ao congelador Passo 8 - Leve todos os ingredientes para uma panela
Passo 9: Depois de fervido, o ganache irá engrossar. Esse é o ponto. Passo 10: Retire a torta do congelador e despeje o ganache frio. Leve ao congelador novamente, até a hora de servir.
Passo 9 - Ponto do ganache Passo 10 - Despeje o ganache sobre a torta endurecida
Passo 11: Polvilhei cacau em pó para dar um charme à mais. Passo 12: Esse é o resultado final! Humm… que delícia!!
Passo 11 - Polvilhe cacau em po Passo 12 - Resultado final

Considerações finais

Rendimento: serve 12 pessoas;

Tempo total de preparo: aproximadamente, 1 hora e 40 minutos.

Valor calórico total: aproximadamente, 4800 kcal;

Valor calórico por unidade: aproximadamente, 400 kcal.

Como o próprio já diz, o Sorvete Torta Alemã deve ser desenformado e consumido logo após retirado do congelador. Mesmo sendo mantido bem resfriado, o creme e o ganache ficam macios na hora de cortar. A vantagem que vejo nessa sobremesa, é que ela é bem menos gordurosa que a original (Torta Alemã), justamente por ser usado o creme de leite fresco, invés de outro creme mais a manteiga. Mas, isso não torna o creme de leite fresco menos perigo, ele ainda é um vilão para quem está de dieta (veja tabela da página Utilidades – Os ingredientes e suas calorias para conferir os valores calóricos dos ingredientes dessa receita).

Mas, voltando à falar de coisas boas, agora você já pode se deliciar com esse sorvete sabor “Torta Alemã”.

Beijos…

 

Se você tiver alguma receita de Sobremesas Geladas que queira compartilha conosco, encaminhe para o e-mail do Renda Bordô (link no canto superior direito da tela) ou pelo Twitter.

Artigos relacionados: