Desculpe o sumiço, pessoal. Estou tentando focar no meu TCC da pós, mas confesso que está meio difícil. É muito complicado trabalhar na área de informática, porque quando chego em casa, não tenho muita paciência para computador. Em casa de ferreiro, o espeto é de pau, né? Mas, deixando a choradeira de lado, separei mais uma receitinha de risoto, que vem sendo muito bem aceito na culinária brasileira. Mas vocês já viram como é caro comer um bom risoto fora de casa? Impressionante!

Risoto de Abobóra e Castanha

Então, que tal aprender a fazer um ótimo risoto no conforto da sua casa?!

Ingredientes

  • O quanto baste de azeite de oliva ou óleo vegetal;
  • O quanto baste de cebola picada;
  • 1 dente de alho pilado;
  • 140 gramas de arroz arbóreo;
  • 120 gramas de abóbora picadinha;
  • 1/2 tomate picado;
  • 30 gramas de castanhas-do-pará picadas;
  • 1/2 cubinho de caldo de legumes;
  • Sal, pimenta do reino e coentro à gosto;
  • Água fervente.

Modo de Preparo

Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.

Passo 1: Refogue em óleo ou azeite, a cebola e alho. Depois, adicione o arroz e abóbora e refogue mais um pouco. Passo 2: Adicione o tomate e água fervente, o bastante para cobrir o arroz. Tempere com o cubinho de legumes, sal ou outros temperos que desejar.
Passo 1 - Refogue a cebola alho arroz e abóbora Passo 2 - Adicione água fervente
Passo 3: Deixar o arroz em fogo alto, sempre mexendo por 10 minutos. Se precisar de mais água, vá adicionando. Essa é a etapa onde o amido do arroz será liberado, o que deixará o caldo mais grosso, sem necessitar de qualquer ingrediente para isso. Passo 4: Depois dos 10 primeiro minutos, abaixe o fogo e deixe o arroz cozinhar naturalmente, mas mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. Sempre que precisar, adicione mais água. Adicione também outros temperos com coentro e pimenta do reino.
Passo 3 - Adicione mais água Passo 4 - Tempere com coentro e pimenta do reino
Passo 5: Assim que o arroz estiver cozido, ao dente (caroço transparente, mas como miolo branco), desligue o fogo e adicione as castanhas-do-pará picada. Passo 6: Agora, seu risoto está pronto para servir. Bon appétit!
Passo 5 - Adicione a castanha picada Passo 6 - Pronto para servir

Considerações Finais

Rendimento: 2 porções;

Tempo total de preparo: aproximadamente, 30 minutos.

Valor calórico total: aproximadamente, 790 kcal;

Valor calórico por porção: aproximadamente, 395 kcal.

Gente, até hoje, esse foi o melhor risoto que fizemos. A abóbora combinou muito bem com as castanhas-do-pará. Achávamos que ela fosse derreter, já que a abóbora cozinha muito rápido, mas foi uma surpresa mesmo. Ainda era possível ver vários pedacinhos de abóbora. Além disso, o arroz ficou com um colorido diferente. Na minha opinião, ele só ganhou vida com esse tom alaranjado.

Vocês não precisam seguir as minhas sugestões de tempero. Temperem da forma que acharem melhor e curtam esse prato tão apetitoso!

É uma receita vegetariana/vegana que muita gente que se diz fissurada em carne vai amar, eu garanto! E lembrando que para esse receita ser vegana, não acompanha o queijo parmesão, viu?

Gostaram da combinação: abóbora e castanhas-do-pará? Comente.

Beijos e quase “bom fim de semana”!

Artigos relacionados: