Olá pessoal.

Já começo com desculpas pela demora na publicação das receitas do curso de Salgadinhos de Festa Veganos, ministrado pela Carina Ruiz da Cooperativa Manjerião (Vegana). Hoje é a vez do Quiche de Espinafre (vegano), 2ª receita aprendida no curso.

Quiche de espinafre vegano

Demorei porque queria testar todas em casa, mas infelizmente, não deu. Então, atendendo a pedidos, vou postando as receitas do curso, acompanhada de fotos não muito ilustrativas, mas, tá valendo pelo resultado da receita.

Para quem não acompanhou, a 1ª receita do curso foi a Empada de Palmito (Vegana).

Ingredientes

Massa

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo branca;
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral;
  • 3 colheres (sopa) de creme vegetal; Comentário: Pode ser substituída pela gordura de palma.
  • 4 colheres (sopa) de gordura vegetal hidrogenada. Comentário: Pode ser substituída pela gordura de palma.

Recheio

  • 2 xícara (chá) de tofu escorrido; Comentário: Tofu espremido no pano.
  • 1/2 xícara (chá) de óleo vegetal; Comentário: Pode ser substituído pela conserva do tomate seco.
  • Pitada de açafrão;
  • 1 maço de espinafre lavado e picado;
  • 100 gramas de tomate seco em conserva picado;
  • 2 dentes de alho picados; Comentário: Na receita original eram 4 dentes de alho, mas achei muito.
  • Azeite; Comentário: Trocar pela água do espinafre mais parte da conserva do tomate seco.
  • Sal à gosto.

Modo de Preparo

Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.

Passo 1 (Recheio): Refogue o alho no azeite até dourar. Acrescente o tomate seco, o espinafre e o sal. Misture bem e desligue assim que o espinafre começar a murchar. Passo 2 (Recheio): No liquidificador ou mixer, trifure o tofu com o óleo, o açafrão e um pouco de sal até que vire um creme espesso.
Passo 1 - Refogue o espinafre Passo 2 - Trifure o tofu
Passo 3 (Recheio): Misture o creme de tofu com o espinafre refogado para finalizar o recheio. Passo 4 (Massa): Como a própria Carina mostrou, há outras opções de gordura como a de palma (foto).
Passo 3 - Resultado do Recheio Passo 4 - Carina mostrando opção de gorduraComentário: Essa foto ficou meio ruim, mas deixei para vocês terem uma ideia como é a gordura de palma.
Passo 5 (Massa): Em uma vasilha, misture todos os ingredientes da massa, amassando com as mãos até que a gordura derreta e a massa fique lisa e homogênea. Essa é a textura da massa crua. Passo 6: Forre a lateral e o fundo das forminhas próprias para quiche (com fundo falso) com a massa. Tome cuidado para a massa não ficar fina ou com buracos.
Passo 5 - Textura da massa Passo 6 - Forre as forminhas com a massa
Passo 7: Distribua o recheio sobre a massa. Passo 8: Leve ao forno pré-aquecido 200°/210° C por cerca de 30 minutos, ou até que o recheio esteja dourado.
Passo 7 - Distribuia o recheio Passo 8 - Quiche e outros salgados antes de assarComentário: Na receita original diz-se 1 hora de forno, mas achei muito, então, achei melhor diminuir para que ninguém perca um tarde inteira de trabalho.
Passo 9: Depois de assados, os quiche ficarão assim. Basta desenformar e servir. Passo 10: Para quem não gosta de espinafre, essa é uma ótima oportunidade para aprender a gostar ou apenas “comer”, pois o espinafre fica bem disperso no interior do quiche por causa do creme de tofu.
Passo 9 - Resultado depois de assado Passo 10 - Interior do quiche

Considerações Finais

Como não testei em casa, não tenho nada a declarar!

 

Para quem não gostou do recheio, fique à vontade para testar outros em casa. Apenas deixo a dica da Carina de preparar um recheio “molhado”, pois é o tipo ideal para o quiche.

 

Bom fim de semana!!!

Beijus…

Artigos relacionados: