Há pouco tempo descobri um dos nomes de um docinho que amo de paixão: o Pralinê (também conhecido como Pralina). Pralinê é um doce bem crocante feito com alguma castanha envolvida em açúcar “temperado” e cristalizado, ou seja, uma castanha caramelizada. Na receita de hoje (ensinada pela Fátima, amiga da minha sogra), vamos aprender a caramelizar o amendoim. Para quem adora uma receitinha simples, fácil e extremamente prática, fica a dica, pois ela é toda feita no microondas.

Pralinê (ou Pralina)

Querem ver como transformar aquele amendoim cru em um delicioso docinho em apenas alguns minutos?

Material utilizado

  • Forno de microondas;
  • Tigela alta de vidro (que suporte o calor do microondas).

Ingredientes

  • 500 gramas de amendoim cru com casca; Comentário: Usei o menorzinho mesmo, o tipo “tatu”.
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar cristal;
  • 2 colheres (sopa) bem cheia de achocolatado; Comentário: Usei chocolate em pó.
  • 1 colher (chá) rasa de fermento químico em pó;
  • 1/2 xícara (chá) de água.

Modo de Preparo

Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.

Passo 1: Em uma tigela de vidro grande e alta, adicione todos os ingredientes e misture bem. Leve ao forno de microondas em potência alta por 7 minutos e 30 segundos. Passo 2: Retire do forno com muito cuidado, pois a tigela estará bem quente, e mexa com uma espátula. Leve novamente ao forno por mais 7 minutos e 30 segundos.
Passo 1 - Misture todos os ingredientes Passo 2 - Após forno de microondas pela primeira vez
Passo 3: Retire do forno com muito cuidado. A aparência do pralinê será essa. Passo 4: Misture bem até que o açúcar volte a cristalizar. Até parece mágica mesmo. Hehehe… Deixe esfriar e bom apetite!
Passo 3 - Após forno de microondas pela segunda vez Passo 4 - Mexa até o açúcar cristalizar

Considerações Finais

Rendimento: Uff…Muitas porções;

Tempo total de preparo: aproximadamente, 20 minutos.

Valor calórico total: aproximadamente, 3900 kcal;

Valor calórico por porção (100 g): aproximadamente, 490 kcal.

Gosto muito dessa receita porque aqui em casa eu sempre comprava amendoim e o deixava esquecido no armário. Quando dava por mim, já era tarde, tinha perdido mais um pacote. Confesso que não sou fã das receitas de microondas, pois acho que altera o sabor se comparadas as feita da maneira tradicional, mas essa fica incrível. Juro que nem parece que é de microondas.

Para quem desejar usar outra quantidade de amendoim, a receita também funciona, basta usar a quantidade de ingredientes proporcionalmente. E não esqueça, o tempo também deve ser reduzido ou aumentado proporcional.

Só quem fizer vai saber a delícia que fica e como é difícil parar de comer, tipo Elma Chips, sabe?:”Irresistível comer 1 só”.

Beijus…

Artigos relacionados: