Olá pessoal, após a minha cirurgia, estou tentando retomar aos poucos minha rotina de blogueira.

Devido a minha última receita, fiquei de postar também a receita do Pão-de-ló Genovês de Chocolate, já que ela faz parte da receita original do Bolo Saint-éloi de Chocolate do livro Petit Larousse de Chocolate.

Pão-de-ló Genovês de Chocolate

Pela foto acima, dá para perceber que essa receita foi fail total, né? Não sei o que fiz de errado, mas o pão-de-ló não cresceu e de longe, ficou fofinho e macio. Essa é a segunda receita de pão-de-ló que tento fazer e é esse o resultado. Não vou desistir, mas se alguém aí souber o segredo de um bom pão-de-ló, me avisa, tá?

Ingredientes

  • 4 ovos;
  • 125 gramas de açúcar;
  • 20 gramas de manteiga;
  • 90 gramas de farinha de trigo;
  • 30 gramas de cacau em pó;
  • 60 ml de leite.

Modo de Preparo

Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.

Passo 1: Misture os ovos e o açúcar. Em uma panela, derreta a manteiga e reserve. Passo 2: Cozinhe a mistura em banho-maria de 5 a 8 minutos, batendo vigorosamente até formar uma mistura esbranquiçada.
Passo 1 - Misture os ovos e o açúcar Passo 2 - Cozinhe a mistura em banho-maria
Passo 3: A mistura cozida deve escorrer do batedor sem quebrar, formando uma fita. Leve a mistura a batedeira e bata, em velocidade máxima, até  esfriar. Passo 4: Adicione a farinha mais o cacau em pó em duas ou três vezes à massa. Delicada e rapidamente, incorpore a manteiga morna.
Passo 3 - Mistura cozida Passo 4 - Adicione a farinha mais o cacau em pó
Passo 5: Como achei a massa muito seca, adicionei um pouco de leite (essa alteração foi por minha conta). Passo 6: Despeje a massa em forma untada e enfarinhada (borda alta com 22cm de diâmetro e fundo falso) e leve para assar em forno baixo por 25 minutos ou até que o pão de ló esteja cozido. O meu pão-de-ló ficou 45 minutos no forno porque não achei que ele estava assado com apenas 25 minutos. O resultado foi esse: fail total!
Passo 5 - Massa com um pouco de leite Passo 6 - Massa assada - Fail total!

Considerações Finais

Rendimento: 1 pão-de-ló;

Tempo total de preparo (teórico): aproximadamente, 40 minutos.

Valor calórico total: aproximadamente, 1500 kcal.

Como vocês podem ver, nem tudo são flores na minha cozinha. Achei interessante postar essa receita para quem quiser testar em casa e também para justificar a minha substituição do pão-de-ló Genovês no Saint-éloi de Chocolate pelo meu Bolo Suíço de Chocolate.

Um ótimo restinho de semana para vocês e que venha a sexta-feira.

 

Beijus….

Artigos relacionados: