Olá pessoal,

Peço desculpas antecipadas pelo sumiço nas últimas semanas. Aqueles que acompanham o Renda no Facebook ou Twitter já estão bem atualizados, apesar de eu ter estado bem ausente nas redes sociais também. Na verdade, meu marido precisou passar por uma cirurgia de emergência para retirar o apêndice. Foram muitas indas e vindas ao hospital, sem contar nas 7 noites que dormimos por lá. Enfim, agora, graças á Deus, ele está em casa, bem e se recuperando da cirurgia e eu, me recuperando do susto. Por esse motivo, demorei tanto para postar uma receita para Páscoa. Para você terem uma noção, só colocar em prática a minha ideia de fazer esse ovo de páscoa ontem à noite. No final das contas, deu certo e espero que, para quem gostar da receita, ainda dê tempo de fazer por aí o Ovo de Páscoa Tipo Ferreo Rocher.

Ovo de Páscoa Tipo Ferrero Rocher

Então, vamos fazer chocolate???

Material utilizado

  • Duas formas (metade do ovo em cada) para ovo de 350 gramas; Comentário: Compre aquelas de plástico baratinhas mesmo.
  • Panela para banho-maria;
  • Papel alumínio para enrolar o ovo pronto;
  • Papel próprio para ovos de páscoa de 350 gramas;
  • Fita de cetim para amarrar o papel.

Ingredientes

  • 300 gramas de chocolate para derreter de qualidade e de sua preferência (ao leite ou meio amargo) picado;
  • 50 gramas de avelãs sem casca torradas e trituradas.

Obs.: Cadê a parafina comestível? Pois é, queria ter usado, mas não encontrei para vender e por incrível que pareça, todas as atendentes das lojas de festas que procurei o produto me olharam com uma cara tipo: “Parafina?! Do que esta louca está falando?!”!

Para quem não sabe, a parafina é um produto usado para que os ovos de páscoa não derretam com tanta facilidade. Sabe aquele ovo duro feito pedra sem nem sequer ter passado perto da geladeira? Pois é, isso se chama parafina em excesso.

Modo de Preparo

Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.

Passo 1: Derreta 200 gramas do chocolate em banho-maria e adicione, proporcionalmente, parte das avelãs. Passo 2: Forre as laterais e fundo da forma, distribuindo o chocolate igualmente nas duas metades e leve ao congelador por alguns minutos.
Passo 1 - Derreta parte do chocolate e adicione as avelãs Passo 2 - Forre as laterais e fundo da formaComentário: Esse é o processo mais chatinho. Para que o chocolate não escorresse para o fundo da forma, de tempos em tempos (1 ou 2 minutos), retirava a forma do congelador e espalhava para as bordas o chocolate em excesso no fundo.
Passo 3: Derreta em banho-maria o restante do chocolate (100 gramas) e adicione o que sobrou das avelãs. Assim que o chocolate estiver todo durinho, retire as formas do congelador e distribua mais chocolate, uniformemente. Leve ao congelador por mais alguns minutos até endurecer  por completo. Passo 4: Com uma faca, limpe os excessos de chocolate na parte superior da forma. Se necessário, utilize uma faca para desprender as laterais do chocolate da forma.
Passo 3 - Retire a forma do congelador e adicione mais chocolateComentário: Lembrando que as laterais do ovo não devem ser muito finas para não quebrar no próximo passo. Passo 4 - Desenforme o ovoComentário: Não precisei da faca para desenformar. Foi bem fácil. Bastou manusear um pouco a forma. E é incrível como ele sai bem brilhoso.
Passo 5: Junte as duas metades e enrole em papel alumínio (parte brilhosa em contato com o ovo). Para que elas grudem melhor, você pode derreter um pouco de chocolate e banhar as bordas. Passo 6: Usei um papel próprio para embalar o ovo, em forma de quadrado, mas aberto nas duas laterias como mostro na foto abaixo. Amarre com uma fitinha de cetim que combine e está pronto!
Passo 5 - Junte as duas metades e enrole em papel alumínio Passo 6 - Usei papel próprio para embalar o ovo

Considerações Finais

Rendimento: 1 ovo de 350 gramas;

Tempo total de preparo: aproximadamente, 1 horas.

Valor calórico total: aproximadamente, 1900 kcal.

Cadê o Ferrero Rocher? Vou falar igual a Ana Maria Braga: “Acooooorda, menina”! O ovo que a gente paga uma nota (eu sei porque eu já paguei) é desse jeitinho, apenas chocolate e avelãs. Talvez você perceba diferenças por causa do tipo ou qualidade do chocolate que usou ou até mesmo pela quantidade de avelãs que indiquei, mas no final das contas é tudo chocolate e avelãs trituradas.

Por causa do Renda e do aperto do cinto (dê uma espiada na série É tempo de economizar), esse ano resolvi inovar a nossa páscoa aqui em casa. Queria ter feito outras opções, mas não deu. Quem sabe não surgem novidades para a Páscoa 2013?!

Gostaria deixar bem claro que a minha ideia com receitas como essa não é para ensinar quem desejar ser um profissional no ramo, até mesmo porque eu não sou e devo fazer algumas coisas de uma forma não tão convencional, mas sim, incentivar aqueles que adoram o DIY (Do It Yourself), como eu. Se eu tiver a opção de fazer em casa, mesmo que dê um pouco de trabalho, mas que eu conheça a procedência de todos os produtos utilizados e as condições higiênicas do cozinheiro, farei.

Espero que tenham curtido essa opção menos “salgada” para a Páscoa, já esse dia se tornou mais uma data comercial, onde as pessoas esquecem do significado real da comemoração (Ressurreição de Cristo) e só sabem lotar as Lojas Americanas :)

Gostou de mais essa opção DIY, então deixe seu comentário!

Beijus, ótimo feriado para todos e que semana que vem tudo volte ao normal por aqui…

Artigos relacionados: