Sabe aquelas receitinhas bem característica das nonnas, as famosas vovós italianas? Pois é, o nhoque de batata é uma delas.

Nhoque de Batata

Como a minha avó não é nonna e nunca fez um nhoque para mim (e não tenho qualquer rancor disso), o jeito foi pedir ajuda a Escola de Cozinha da Larousse e esse foi o resultado. Querem ver?

Ingredientes

  • 1 quilo de batatas cozidas;
  • 1 ovo;
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (250 gramas);
  • 100 gramas de queijo parmesão ralado;
  • Sal e noz-moscada ralada à gosto.

Modo de Preparo

Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.

Passo 1: Passe em um espremedor ou amasse bem as batatas cozidas. Passo 2: Em uma tigela, junte o ovo e a farinha de trigo.
Passo 1 - Amasse as batatas cozidas Passo 2 - Adicione o ovo e a farinha
Passo 3: Adicione também o queijo parmesão ralado, o sal e a noz-moscada ralada. Passo 4: Misture tudo com ajuda de uma espátula até ganhar consistência.
Passo 3 - Adicione o queijo e a noz-moscada Passo 4 - Misture tudo
Passo 5: Despeje a massa em uma bancada e misture agora com as mãos. Passo 6: Com a bancada bem enfarinhada, faca cordões com as mãos.
Passo 5 - Misture com as mãos Passo 6 - Faca rolos com as mãos
Passo 7: Corte os cordões em partes de aproximadamente 1 cm de comprimento. Passo 8: Para decorá-los, delicadamente, faça marcas com um garfo ou com um ralador.
Passo 7 - Corte em cubos Passo 8 - Faça marcas com um garfoDica: Depois de modelados, leve o nhoque ao freezer por alguns minutos, caso ele não esteja muito firme. Isso vai ajudar a transportá-lo na hora de cozinhar.
Passo 9: O cozimento do nhoque é muito fácil e rápido. Basta adicioná-los em água fervente com sal e um fio de óleo para não grudar. Passo 10: Quando saber se já estão cozidos? Simples, eles te avisam, flutuando na água quente. Ótimo, não?
Passo 9 - Cozinhe em água fervente Passo 10 - Ponto de cozimento

Considerações Finais

Rendimento: 1,2 quilos de massa (6 porções);

Tempo total de preparo: aproximadamente, 40 minutos.

Valor calórico total: aproximadamente, 2350 kcal;

Valor calórico por porção: aproximadamente, 390 kcal.

Não sei vocês, mas adoro um nhoque. Quando fizemos essa receita em casa, vi como era fácil transformar batatas em uma refeição saborosíssima. O nhoque pode ser servido com o molho da sua preferência. A minha sugestão é um molho à bolonhesa (próxima receita). Uma refeição simples, porém fantástica!

E vocês, gostam de nhoque? Comentem.

Beijus…

Artigos relacionados: