Em meados do mês de agosto, postei aqui a receita do Risoto Italiano pela Chef Jozyanne Costa Curta que aprendi no Brasília Gourmet de 2011. Aquele foi meu primeiro contato com essa maravilha e desde então, sempre tem risoto aqui em casa. Como a receita original não foi testada por mim, propus o desafio de fazer e mostrar para vocês o resultado.

 

Meu Risoto Italiano

Dei aquela simplificada na receita, já que a ocasião pediu (jantar em casa com o marido e a fome batendo), mas ela não deixa nada a desejar. Quer ver?

Ingredientes

  • O quanto baste de óleo;
  • 3 rodelas grossas de cebola picadas;
  • 1 dente de alho pilado;
  • 140 gramas de arroz para risoto; Comentário: Usei o tipo carnaroli.
  • 100 gramas de linguiça calabresa defumada picada;
  • 200 gramas de legumes (mix de cenoura e abobrinha) picados;
  • 1 tomate picado;
  • Coentro fresco picado à gosto;
  • Sal, pimenta e orégano à gosto.

Modo de Preparo

Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.

Passo 1: Em uma panela, adicione um pouco de óleo e refogue o alho pilado. Em seguida, adicione a linguiça calabresa e refogue até dourar. Por último, adicione a cebola e frite-a. Passo 2: Adicione e refogue o arroz carnaroli junto com os demais ingredientes.
Passo 1- Refogue o alho calabresa e cebola Passo 2- Adicione o arroz carnaroli
Passo 3: Em seguida, adicione os legume picados e temperos como sal ou caldo de legumes. Passo 4: Após refogar os legumes, adicione o tomate.
Passo 3- Adicione os legumes Passo 4- Adicione o tomate
Passo 5: Refogue todo o conjunto e adicione água quente até que o risoto fique coberto. Corrija o sal, se necessário e adicione o coentro. Passo 6: Aumente o fogo e mexa constantemente por 10 minutos para que o amido do arroz seja liberado, resultando em um caldo espesso.
Passo 5- Refogue e adicione água quente Passo 6 - Mexa constantemente
Passo 7: Após, ou até mesmo antes, dos 10 minutos, adicione mais água aos poucos e deixe cozinhar por mais 15 ou 20 minutos em fogo baixo. Passo 8: Mexa de vez em quando para que ele não grude no fundo da panela. O ponto do risoto é que apenas o meio do grão de arroz estiver esbranquiçado.
Passo 7 - Adicione mais água Passo 8 - Deixe a água secar

Considerações Finais

Rendimento: 2 porções;

Tempo total de preparo: aproximadamente, 30 minutos.

Valor calórico total: aproximadamente, 930 kcal;

Valor calórico por porção: aproximadamente, 465 kcal.

Antes de participar do Brasília Gourmet 2011, se quisesse “incrementar” meu arroz, pensaria em uma canja de galinha ou baião de dois. Agora que descobrimos o risoto, sempre que estou com pressa, recorro a ele. É muito fácil de fazer e muitas vezes pode ser servido como uma refeição completa, se adicionar uns grãozinhos e mais vegetais. Sem contar que é muito chique!!!

Faz em casa e me conta o que achou. Vou adorar receber seu comentário.

Beijos e bom início de semana!!!

Artigos relacionados: