No Dia da Pizza, eu tenho o prazer de ensinar a vocês uma receita que já virou de família: Massa de Pizza Integral.

Pizza Integral Vegetariana

Ela é uma variação da massa de pizza com farinha branca que ensinei aqui há algum tempo, mas, com a experiência, ela se tornou o padrão de massa de pizza aqui em casa. Muito fácil e com poucos ingredientes, você consegue fazer uma massa de pizza integral para ninguém, ninguém mesmo botar defeito. Veja só!

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo branca (aprox. 130 gramas);
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral (aprox. 100 gramas); Comentário: Esse é apenas um exemplo de farinha integral disponível no mercado, mas há outras com preço bem mais em conta.
  • 1/2 sachê (5 gramas) de fermento biológico seco e instantâneo;
  • 1 colher (sopa) de açúcar;
  • 1 colher (chá) rasa de sal;
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva; Comentário: Uso o azeite que não é extra virgem, já que a massa vai ao forno.
  • 2 colheres (sopa) de cachaça ou rum (ouro ou prata); Comentário: Uso a bebida alcoólica para deixar a massa mais crocante.
  • De 1/3 a 1/2 xícara (chá) de água.

Modo de Preparo

Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.

Passo 1: Em uma tigela, misture todos os ingredientes secos. Adicione o azeite e o rum. Passo 2: Adicione também a água. Você pode optar por adicionar apenas 1/3 xícara, lembrando que possivelmente precisará de mais água depois.
Passo 1 - Misture os ingredientes secos e adicione o azeite e o rum Passo 2 - Adicione a água
Passo 3: Misture todos os ingredientes e despeje a mistura em uma bancada limpa para sovar a massa. Sove bem a massa. Se a massa estiver muito dura e pesada, adicione mais água aos poucos. Se estiver muito úmida e grudenta, adicione mais farinha até que ela desgrude por completo das mãos. Passo 4: Faça uma bolinha enfarinhada e deixe crescer por 1 hora em um local quentinho, pode ser dentro do próprio forno desligado. Aqui mostro duas bolinhas porque sempre faço duas receitas de uma só vez.
Passo 3 - Se necessario adicione mais água Passo 4 - Faça uma bolinha e deixe crescer por 1 hora
Passo 5: Depois de que a massa cresce e dobrou de tamanho, enfarinhe a bancada e abra a massa com ajuda de um rolo de macarrão. Passo 6: Decore a borda (pode pincelar água e polvilhar gergelim cru como na foto principal deste post), se preferir pode recheá-la também. Para selar a borda, use um pouco de água (mesmo princípio do pastel: massa – água – massa). Fure todo o centro da massa com um garfo e leve ao forno pré-aquecido a 220°/260° C de 5 à 7 minutos. A massa não deve ficar muito corada já que será levada ao forno novamente com o recheio de sua preferência.
Passo 5 - Abra a massa com um rolo de macarrão Passo 6 - Decore a borda e fure todo o centro da massa com um garfo

Considerações Finais

Rendimento: 1 pizza média (massa média) ou 1 pizza grande (massa mais fina), em média, 8 fatias;

Tempo total de preparo: aproximadamente, 1 hora e 20 minutos.

Valor calórico total: aproximadamente, 1005* kcal;

Valor calórico por fatia: aproximadamente, 126* kcal.

*Esses valores são referentes apenas a massa, então, escolham bem o recheio.

Essa receita pode não ter muita diferença nas calorias se comparada à receita feita apenas com farinha de trigo branca, mas lembre-se que você estará adicionando fibras e diminuindo o consumo de um produto refinado e quimicamente tratado. Eu prefiro essa massa não só pelos benefícios, mas também porque a acho muito mais gostosa que a original.

O que pesa um pouquinho no bolso é a farinha integral. Já comprei de uma marca mais conhecida à um preço de R$ 8,00 o quilo, mas procurando direitinho, você encontra no mercado outras marcas como a “Frutos da Terra” que oferecem o produto à um preço de menos de R$5,00 o quilo.

Ficou com vontade de fazer uma pizza como a da foto principal desse post??? Basta usar a imaginação com ingredientes como o tomate, pimentão, champignon, cebola, azeitona e salpicar manjericão após sair do forno. Delícia, né?

Ótima semana para todos e até a próxima!

Beijus…

Artigos relacionados: