Pessoal,

Infelizmente, não estou com muito tempo para preparar várias receitas como dica para a ceia desse natal, porém, resolvi fazer uma receitinha que realmente estava querendo. Confesso que foi bem difícil chegar na receita final. Apenas depois de pesquisar em vários sites, assistir alguns vídeos, decidi fazer essa receita de panetone, uma mistura de várias outras e com algumas adaptações minhas (claro!!!).

Panetone Frutas Cristalizadas e Passas

Já adianto que foi uma tarde inteira de muita terapia, malhação e repeats do CD Hell Freezes Over do Eagles. Querem ver como foi?

Material Utilizado

Para mim, a forma para Panetone de 500 gramas é um material essencial para quem deseja fazer o panetone. Ela é vendida no atacado, mas consegui comprar no varejo a um preço de R$0,50/unidade. É tão baratinho que não compensa inventar moda com papel-manteiga.

Ingredientes

Esponja:

  • 100 gramas de farinha de trigo;
  • 15 gramas de fermento biológico seco;
  • 60 ml de água filtrada.

Massa:

  • 1/3 de xícara (chá) de açúcar (50 gramas);
  • 2 gemas;
  • 2 colheres (sopa) de margarina derretida (34 gramas);
  • 1 colher (chá) de essência de panetone;
  • 1/2 colher (café) de sal;
  • 200 gramas de farinha de trigo;
  • Esponja pronta;
  • 40 ml de água filtrada;
  • 2 colheres (sopa) de rum ouro ou prata;
  • 50 gramas de uvas-passas;
  • 100 gramas de frutas cristalizadas;
  • Óleo para untar bancada;
  • 1 colher (sopa) rasa de margarina.

Modo de Preparo

Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.

Passo 1: Em um recipiente, misture a farinha, o fermente e a água para fazer a esponja. Passo 2: Passa para uma bancada e amasse bem os ingredientes.
Passo 1 - Misture os ingredientes para a esponja Passo 2 - Amasse todos os ingredientes
Passo 3: Depois de uns 15 minutos de “malhação”, obtive esse resultado final. Deixe a esponja descansar por 40 minutos. A esponja deve ficar elástica e não quebradiça. Passo 4: Regue as uvas-passas com as duas colheres de rum e reserve.
Passo 3 - Espoja final Passo 4 - Regue uvas passas com rum
Passo 5: Em outro recipiente, bata o açúcar, a margarina e as gemas. Passo 6: Adicione a essência e o sal e bata mais um pouco.
Passo 5 - Misture o açúcar manteiga e gemas Passo 6 - Adicione a essência e o sal
Passo 7: Espalhe sobre uma bancada a farinha com a esponja (descansada) em pedaços e adicione a mistura de gemas. Passo 8: Amasse bem até obter uma massa homogênea. Vá adicionando os 40 ml de água aos poucos, para ajudar na mistura dos ingredientes.
Passo 7 - Adicione a mistura na farinha com a esponja Passo 8 - Misture bem
Passo 9: Após amassada e uniforme, deixe a massa descansar por mais 10 minutos. Passo 10: Chegou a hora de adicionar as frutas e as passas. Nesse passo, preferi abrir a massa com um rolo de macarrão para facilitar na mistura.
Passo 9 - Massa homogênea Passo 10 - Abra a massa
Passo 11: Distribua sobre a massa as frutas cristalizadas e as uvas-passas banhadas no rum. Passo 12: Feche a massa e misture.
Passo 11 - Distribua as passas e as frutas cristalizadas Passo 12 - Feche a massa e misture
Passo 13: O resultado da mistura, faça uma bolinha de tamanho médio. Passo 14: Unte uma bancada com um pouco de óleo e vá moldando e untando a bolinha de massa.
Passo 13 - Faca uma bolinha Passo 14 - Unte uma bancada
Passo 15: Coloque na forma para panetone e deixe descansar por duas horas. Passo 16: Pré-aqueça o forno à 180°C (fogo baixo). Faça um corte raso em cruz no topo do panetone e adicione a colher de margarina para a massa não resseque no forno.
Passo 15 - Coloque na forma e deixe descansar Passo 16 - Faça um corte e adicione manteiga
Passo 17: Asse por 30 minutos, ou até que o topo da massa fique dourado. Cuidado para não passar do ponto, pois as uvas-passas ficam facilmente com o gosto de queimado. Passo 18: Bem, está aí, o resultado final. Meu panetone feito em casa, com muito carinho e ingredientes que sei quais são. Como já disse antes, essa é a maior vantagem de fazer em casa.
Passo 17 - Asse em fogo baixo Passo 18 - Resultado final

Considerações Finais

Rendimento: 1 panetone (8 porções);

Tempo total de preparo: aproximadamente, 4 horas.

Valor calórico total: aproximadamente, 2270 kcal;

Valor calórico por porção: aproximadamente, 285 kcal.

Preciso dizer que não foi nada fácil. Como não tenho a máquina para fazer pães, o trabalho braçal é grande e muitas vezes é difícil amassar com tanta precisão e facilidade. Além disso, a receita demora um pouco até chegar no resultado final. Mas, como disse lá em cima, foi uma tarde de terapia e gostei muito da experiência.

Para quem realmente se preocupa com a qualidade do alimento que consume, creio que seja uma ótima opção para manter a si e sua família mais saudável, livres de tantos ingredientes com nomes esquisitos, muitas vezes quase impronunciáveis. Mas, aqueles mais “práticos” e sem muita paciência na cozinha, com certeza, essa não é a receita indicada para começar a gostar de cozinhar.

Fica a critério de cada um, coloque as vantagens e desvantagem na balança e seja feliz!!!

E o que acharam da receita? Topam tentar em casa?

Beijos e uma ótima sexta-feira para todos…

Artigos relacionados: