Finalmente, depois de meses, criei vergonha e comecei a organizar as fotos que tirei no curso de Salgadinhos Veganos ministrado pela Carina Ruiz (Manjerição – Cooperativa Vegana). O curso foi dia 26 de maio de 2012, aqui em Brasília mesmo. Foram 4 horas de curso para aprendermos 6 tipos diferentes de salgados (imagina o sufoco da Carina e a quantidade de fotos que tirei). Por esse motivo, acredito que vocês vão me perdoar pela demora. Iniciando na mesma ordem do curso, vamos então de Empada de Palmito?Empada de Palmito - Vegana

Vocês vão ver como é fácil fazer massa podre e melhor, com apenas 3 ingredientes, e qual é o recheio ideal para acompanhar essa massa.

Ingredientes

Massa

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo branca;
  • 1 xícara (chá) de óleo;
  • 3 colheres (chá) de sal.

Recheio

  • 1 vidro ou lata (500 gramas) de palmito escorrido e picado;
  • 1 xícara (chá) de ervilha em lata escorrida;
  • 1 tomate picado;
  • 1/2 cebola picada;
  • 1 dente de alho pilado;
  • Sal e salsinha fresca picada à gosto;
  • 5 colheres (sopa) de aveia em flocos finos; Comentário: A aveia vai ajudar a deixar o molho suculento, porém, sem caldo, já que ela puxa a água e dá uma inchadinha.
  • O quanto baste de água;
  • 3 colheres (sopa) de óleo vegetal. Comentário: A quantidade de óleo é à gosto, mas coloquei aqui conforme receita da Carina.

Modo de Preparo

Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.

Passo 1 (Massa): Para fazer a massa podre, adicione todos os ingredientes em uma vasilha grande e misture bem com as mãos. Passo 2 (Massa): O ideal é que a massa tenha essa textura quebradiça, mas cuidado para ela não ficar tão quebradiça a ponto de desmanchar quando for desenformar.
Passo 1 - Massa podre Passo 2 - Textura da massaDica da Carina: Quanto menos óleo, mas quebradiça a massa fica.
Passo 3 (Massa): Forre as forminhas de empada, tomando cuidado para a massa não deixar buracos ou massa muito fina. Passo 4 (Recheio): Sem muitos segredos, para o recheio basta refogar cebola, adicionar o tomate, o palmito, sal e um pouquinho de água. Quando a água estiver quase secando, adicionar a aveia, as ervilhas e a salsa.
Passo 3 - Forre a forminha Passo 4 - Recheio de palmitoDica da Carina: O recheio ideal para a massa podre é um recheio mais seco, sem caldo, por isso é utilizada a aveia.
Passo 5: Para fazer a tampa para empada, abra um pouco da massa na palma da mão. Passo 6: Cubra a empada com a tampa feita anteriormente.
Passo 5 - Tampa para Empada Passo 6 - Cubra a empada com a tampa
Passo 7: Com cuidado, retire o excesso de massa das bordas. Passo 8: Asse as empadinhas em forno pré-aquecido 200°/210° C por, mais ou menos, 20 minutos. Desenforme as empadas com cuidado, batendo com a palma da mão no fundo da forminha e bon appétit!
Passo 7 - Tire o excesso das bordas Passo 8 - Desenforme as empadasDica da Carina: Para substituir a gema de ovo pincelada sobre as empadas, use um pouco de molho de soja diluído em água.

Considerações Finais

Rendimento: no mínimo, 26 unidades, utilizando 1/3 dessa receita;

Tempo total de preparo: aproximadamente, 1 hora.

Valor calórico total: aproximadamente, 3900 kcal;

Valor calórico por porção (estimando 75 unidades): aproximadamente, 52 kcal.

 

Já fiz a minha versão dessa receita, porém como empadão. Fica muito bom também, depois publico aqui para vocês.

E deixo a dica para vocês continuarem acompanhando o Renda porque esse foi apenas o 1º dos 6 salgadinho de festa que aprendemos no curso. Ainda tem quiche, mini-torta, esfiha, quibe, coxinha, tudo vegano. Delícia demais!

 

Espero que tenham gostado!

Beijus…

Artigos relacionados: