Eu “amo” bolo de qualquer forma, seja doce ou salgado, quente ou gelado, de chocolate ou de frutas, para o lanche de todo dia ou para um dia de festa. Pode até parecer ignorância, mas considero o bolo uma das melhores invenções da culinária.

Bolo Mais Saudável

Porém, como tudo na vida, é difícil desfrutar desse prazer todos os dias sem que o corpinho não sofra algum impacto. Por causa disso, tento tomar alguns cuidados com três ingredientes: açúcar, margarina/manteiga e ovo. Como já mencionei antes, sempre tento reduzir a quantidade dos dois primeiro ingredientes. Quando possível, ainda troco a manteiga pelo óleo vegetal (soja, girassol, canola). Quanto ao ovo, evito fazer receitas que levam muitos ovos (não fiquem triste!!! De vez em quando pode!) e ainda tento reduzir a quantidade desse em determinadas receitas.

Foi baseado no costume dos norte-americanos em consumir muffins no café da manhã (uma delicia recheada de muito açúcar e gordura) que chef do Instituto de Culinária da América junto a especialistas em nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard tiveram a ideia de torná-los mais saudáveis. Como aqui no Brasil é o bolinho de todo dia que faz o maior sucesso, relacionei as 6 dicas do R7 de como deixar seu bolo mais saudável. Confira:

  1. Substituir metade da farinha de trigo branca pela farinha de trigo integral ou grãos;
  2. Reduzir pela metade a quantidade de açúcar indicada na receita;
  3. Substituir a manteiga ou margarina por óleo vegetal, por exemplo de canola;
  4. Se a receita levar sal, reduza a quantidade. Menos sódio, mais saúde;
  5. Adicionar nozes e castanhas, o que deixará seu bolo ainda mais nutritivo e com um sabor delicioso;
  6. Adicionar frutas e vegetais tanto na massa quanto na apresentação do bolo. Assim, você adiciona mais nutrientes e fibras.

Inconscientemente, já seguia das dicas 2 à 6. A dica número 1 realmente é uma forma excelente de adicionar fibras às receitas sem causar tanto impacto no sabor final.

Para quem deseja reduzir o açúcar e a manteiga/margarina, mas não faz ideia como, deixo aqui as minhas dicas para o preparo de bolos simples, à base de ovos, açúcar e farinha de trigo:

  1. A quantidade de açúcar não precisa ser maior do que metade da quantidade de farinha. Então, se para determinado bolo você usar 2 xícaras (chá) de farinhas (de trigo, integral, de aveia), 1 xícara de açúcar é mais que o suficiente para deixar seu bolinho bem docinho e gostoso;
  2. Para um bolo médio, não é necessário mais do que 1/2 xícara (chá) de gordura (implica-se em manteiga, margarina ou óleo). Se está pensando em fazer uma receita de bolo que leve de 3 a 4 ovos, 2 xícaras de farinha de trigo, meu conselho é: tente usar apenas 1/3 xícara (chá) de óleo. Se ficar muito seco, difícil de manusear, acrescente o restante para alcançar a 1/2 xícara (chá) de gordura;
  3. Acho que faltou uma dica muito importante na relação acima, então vou dar agora que é a respeito dos ovos. Além de calórico, o ovo possui muito colesterol, então, por que usar 4 se pode usar 2? Tente reduzir a quantidade a ser usada. Para compensar na parte líquida da receita, adicione leite ou suco de alguma fruta como laranja ou limão.

E aí, curtiram as dicas? Deixe seu comentário aqui e corra para cozinhar para colocá-las em prática.

Beijos…

 

Dicas R7 e informações sobre muffim: Entretenimento R7

Artigos relacionados: