Nessa época de Festas Juninas e Julinas, o que faz a minha cabeça é a famosa Canjica ou também como é conhecida no nordeste, Mugunzá. Lá em casa, pelo menos uma vez por ano, minha mãe dava um jeito (depois de muita insistência minha) de cozinhar e temperar uma canjiquinha para gente.

Eu cresci, virei dona de casa e hoje faço a minha própria canjica, mas isso não me impede de, em toda festa junina que vou, provar esse docinho bom para se comer naquele frio de rachar. E para minha decepção (e nenhuma surpresa), sempre confirmo que as canjicas de “fora de casa” não são tão saborosas e bem feitas como as de “dentro”.

Como Cozinhar Canjica

Por isso, pensei em mostrar para vocês como é fácil “começar” a fazer uma canjica. Antes de mais nada, você precisa cozinhar o grão. E você sabe como fazer isso? Então, confere aqui em 3 passinhos super simples.

Ingredientes

  • 500 gramas (1 pacote) de milho para canjica branca;
  • 2,5 L de água.

Modo de Preparo

Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.

 

Canjica - Modo de Preparo

Considerações Finais

Rendimento: Muita, mas muita canjica (não esqueça de contabilizar que ela ainda será temperada);

Tempo total de preparo: aproximadamente, 30 minutos.

Valor calórico por porção (50 gramas): aproximadamente, 179 kcal.

Fácil demais, não? O próximo passo é aprender a temperar a canjica, com aquele caldo bem grossinho que só mãe sabe fazer. Separei os dois sabores básicos: coco e amendoim. Em breve publico os detalhes aqui para vocês.

Um grande beijo!

Artigos relacionados: