Pessoal, desculpa a demora para publicar essa receita, mas como prometi, saiu ainda no mês de Julho. Já declarei publicamente minha preferência pela canjica de coco, mas como o marido prefere a de amendoim, aqui em casa tem que rolar das duas e precisa ser bem feita para não ouvir reclamações.

Canjica de Amendoim e Cravos

 

Quer curtir esse friozinho com uma canjiquinha bem quentinha? Então, confere essa receita de dar água na boca!

Ingredientes

  • 250 gramas ou 1/2 receita de canjica cozida;
  • O quanto baste de leite;
  • 1/2 lata de leite condensado;
  • 2/3 de xícara (chá) de açúcar;
  • 200 g de amendoim sem casca torrado e triturado;
  • O quanto baste de cravos-da-índia;
  • Pitada de sal*.

Modo de Preparo

Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.

Passo 1: Em uma panela grande (3 litros) em fogo baixo, derreta 1/3 de xícara (chá) de açúcar e adicione o amendoim triturado. Misture bem. Passo 2: Adicione a canjica já cozida (que você aprendeu a cozinhar aqui).
Passo 1 - Queime o açúcar e adicione o amendoim trituradoComentário: O açúcar “queimado” é o responsável pela cor mais escura da canjica de amendoim. Mas cuidado para não queimar o açúcar de verdade. O segredo é adicionar o amendoim quando ele estiver derretido e dourado. Passo 2 - Adicione o milho para canjica cozidoComentário: A mistura de amendoim e açúcar pode também ser substituído por paçocas de amendoim esfareladas.
Passo 3: Adicione 1/2 litro de leite, o leite condensado e a pitada de sal*. Passo 4: Adicione o restante do açúcar (1/3 de xícara). Optei por usar um pouco de açúcar invés de apenas leite condensado, mas isso fica a critérios de vocês.
Passo 3 - Adicione o leite Passo 4 - Adicione o leite condensado e o açúcar
Passo 5: Adicione os cravos-da-índia e deixe ferver por mais ou menos 30 minutos, sempre mexendo para não grudar no fundo da panela e sempre adicionando mais leite, se necessário. Passo 6: Eu pelo menos, gosto de canjica com um caldo bem espesso, então, o resultado desejado para a minha canjica de amendoim e cravos foi esse. Bom apetite!
Passo 5 - Adicione os cravos-da-índia Passo 6 - Deixe ferver até ficar com caldo espesso

* O uso do sal é opcional. Geralmente em sobremesas doces a ponte de ficarem até enjoativas, recomenda-se uma pitada se sal para equilibrar o sabor.

Considerações Finais

Rendimento: 10 porções;

Tempo total de preparo: aproximadamente, 40 minutos.

Valor calórico total: aproximadamente, 3425 kcal;

Valor calórico por porção: aproximadamente, 343 kcal.

Não vai deixar de fazer essa delícia em casa, hein?

Beijus…

Artigos relacionados: