Tentei fazer uma brincadeira com o nome da receita, mas não sei se deu certo. Para quem não entendeu, a receita de hoje é o maravilhoso Bolo de Milho da Leni (minha sogra). Não sei de onde ela tirou essa receita, só sei que faz o maior sucesso.

Bolo de Milho da Leni

Sempre que faço aqui em casa, levo um pouco para as minhas colegas de trabalho e desde a primeira vez que levei, elas me cobram essa receita. Bem, meninas, não vou mais enrolar e como promessa é dívida, aqui constam todos os segredos desse bolo macio, molhadinho e muito fácil de fazer.

Material utilizado:

  • Liquidificador;
  • Forma retangular 29cm x 21cm untada e enfarinhada; Comentário: Como usei a minha de teflon, não precisei untar.
  • Espátula ou pão-duro;
  • Lata do milho verde (será usada como medidor para os ingredientes).

Ingredientes:

  • 4 ovos;
  • 1 lata de milho verde no vapor (200 g);
  • 1 lata de açúcar (200 g);
  • 1 lata de farinha de milho flocada (150 g); Comentário: Também conhecida como Flocão®.
  • 1 lata de leite (270 ml);
  • 1/2 lata de óleo (150 ml);
  • 1 lata de queijo ralado; Comentário: pode ser qualquer tipo de queijo, de preferência um que não tenha o gosto muito forte, como o parmesão. Usei muçarela em fatias (7 fatias = 140 g).
  • 1 colher (sopa) bem cheia de amido de milho;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de preparo:

Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.

Passo 1: Pré-aqueça o forno à 180°/220°. Adicione os ingredientes no liquidificador, com exceção do queijo, amido de milho e fermento. Passo 2: Bata os ingredientes até formar uma mistura homogênea.
Passo 1 - Adicione os ingredientes Passo 2 - OrdemComentário: Vou colocando no liquidificador na mesma ordem que listei os ingredientes acima, para facilitar na hora de bater.
Passo 3: Adicione o queijo e continue batendo. Quando a mistura estiver homogênea, coloque o amido de milho e bata mais um pouco.

Passo 4: Adicione o fermento em pó e bata apenas para incorporá-lo à mistura.

Passo 3 - Adicione o queijo Passo 4 - Adicione o fermentoComentário: Talvez a massa fique um pouco pesada para o liquidificador, então, você pode incorporar o fermento mexendo com uma espátula ou pão-duro.
Passo 5: Distribua a massa em forma untada e enfarinhada e leve para assar em forno 180°/220°por 30 minutos ou até que o palito saia limpo.

Passo 6: Pronto, agora é só saborear.

Bon appétit!!!

Passo 5 - Leve ao forno pré-aquecido para assarComentário: Para dourá-lo, aumente a temperatura do forno e deixe corar conforme a tonalidade desejada. Passo 6 - Resultado final

Considerações gerais:

Rendimento: 1 bolo pequeno (6 porções  – aproximadamente, 36 pedaços médios);

Tempo total de preparo: aproximadamente, 40 minutos.

Valor calórico total: aproximadamente, 3636 kcal;

Valor calórico por pedaço: aproximadamente, 100 kcal.

Quando fui calcular o valor calórico do bolo, percebi que, o que faz ele ser tão calórico não é o queijo, muito menos o milho, mas sim, o óleo. Então fica a dica que sempre tento seguir para todas as receitas: açúcar e gordura (óleo, margarina, manteiga) pode ser mais que o necessário. Use um pouco menos do que a receita mandar e nunca esqueça de usar seu feeling.

Beijos…

 

Se você tiver alguma receita de Bolos que queira compartilha conosco, encaminhe para o e-mail do Renda Bordô (link no canto superior direito da tela) ou pelo Twitter.

Artigos relacionados: