Pelo título, muitas pessoas nem devem ter se interessado pela receita, outras, talvez nem saibam o significado de vegano, mas até acharam uma receita bonita e interessante. Para os demais, espero que esse Bolo Gelado de Coco pareça uma ótima receita (porque é mesmo). O que quero dizer a vocês é que vejam a “Miss Dezembro” do nosso Calendário 2012 by Renda Bordô com bons olhos, pois, ela não é apenas para quem optou por não ingerir nada de origem animal, mas também é ideal para quem tem intolerância a lactose e para as mamães lactantes que, de acordo com relatos (sem comprovações científicas), optam por não ingerirem leite de vaca (e derivados mais concentrados) para evitar as indesejáveis cólicas nos bebês.

“Veganismo é uma opção de vida de pessoas que por razões éticas (relacionadas ao respeito aos direitos animais) prescindem do uso de qualquer produto de origem animal na sua vida cotidiana”. Fábio Chaves do Vista-se, site vegano (http://vista-se.com.br).

Quando se trata da alimentação, os veganos não ingerem nada de origem animal (carnes em geral, leite, ovos e queijos). Ainda não sou vegana, estou começando no caminho do vegetarianismo. Já são 3 meses nessa caminhada e acho que o mais difícil é abrir mão do queijo. Há a opção vegetal, o tofu, mas é bem diferente, acho mais parecido com uma ricota. Como o ideal é ir aos pouco, decidi me aventurar e testar o Bolo Gelado de Coco – Vegano, receita tirada da Revista Vegetarianos, que me chamou muito a atenção pelo fato de ser um bolo sem ovos (mas como?!?!).

Bolo Gelado de Coco - Vegano

Além dos ovos, a receita é feita com leite de soja. E como o bolo cresce? Simples, a quantidade de fermento é um pouco maior. Ela é muito fácil, sem necessidade de utilização de batedeira ou liquidificador, tudo feito na mão. Confira (sem preconceitos) o passo a passo dessa receita tão saborosa e um pouco “diferente” do convencional.

Ingredientes

Massa:

  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo (325 gramas);
  • 1 e 1/4 xícara (chá) de açúcar (210 gramas); Comentário: Usei apenas 1 xícara (170 gramas).
  • 2 colheres (sopa) de fermento químico em pó;
  • 1 xícara (chá) de leite de soja (240 ml);
  • 1 xícara (chá) de água (240 ml);
  • 1/2 de xícara (chá) de óleo; Comentário: Usei apenas 1/3 xícara (80 ml).
  • 2 colheres (sopa) de vinagre branco.

Calda:

  • 1/2 xícara (chá) de leite de coco (120 ml);
  • 1 xícara (chá) de água (240 ml);
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar (85 gramas);
  • Suco de 1 limão;
  • Coco ralado para empanar. Comentário: Usei o coco em flocos porque acho mais gostoso e bonito que o coco ralado.

Modo de Preparo

Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.

Passo 1: Preaqueça o forno à 180/220°C. Peneire todos os ingredientes secos e misture-os em uma tigela. Passo 2: Adicione a água e o leite de soja. Misture bem.
Passo 1 - Misture os ingredientes secos Passo 2 - Adicione o leite de soja
Passo 3: Adicione o óleo. Passo 4: Por último, adicione o vinagre e misture bem até que a massa fique bem cremosa.
Passo 3 - Adicione o óleo Passo 4 - Adicione o vinagre
Passo 5: Asse o bolo em forma retangular (29cmx21cm) untada e enfarinhada por 40 minutos ou até que o bolo esteja assado e corado. Passo 6: Desenforme e corte o bolo e corte em pedaços.
Passo 5 - Asse o bolo em forma untada e enfarinhada Passo 6 - Desenforme e corte o boloComentário: O meu cortei em 15 pedaços médios.
Passo 7: Misture bem todo os ingredientes da calda em uma tigela. Passo 8: Molhe os pedaços de bolo na calda. Certifique-se que todos os lados do pedaço estão bem molhados.
Passo 7 - Misture os ingredientes da calda Passo 8 - Molhe os pedaços de bolo na calda
Passo 9: Empane o bolo no coco ralado. Embrulhe os pedaços individualmente em papel alumínio e leva à geladeira por cerca de 6 horas. Passo 10: Prontinho, agora é só apreciar esse bolo bem molhadinho e deliciosos!
Passo 9 - Empane o bolo molhado no coco Passo 10 - Resultado final

Considerações Finais

Rendimento: 15 unidades;

Tempo total de preparo: aproximadamente, x horas.

Valor calórico total: aproximadamente, 3800 kcal;

Valor calórico por porção: aproximadamente, 315 kcal.

Como sempre, fiquei surpresa com a quantidade de calorias que esse bolo tem. Na verdade, a culpa é do conjunto todo, mas os maiores vilões são: farinha de trigo, leite de coco e coco ralado. Para diminuir a culpa, diminua também os pedaços de bolo, assim as calorias ficarão mais “bem distribuídas”.Mesmo com tudo isso, vale muito a pena fazer.

Além de muito gostoso, esse bolo é bem saudável (por não conter gordura animal como ovos, manteiga e leite de vaca) e muito fácil de fazer. Achei que o suco de limão tinha estragado tudo quando misturei no leite de coco (o leite de coco talha um pouco), mas o resultado final depende dele mesmo (então, não duvide, como eu)! E o ideal é fazer de um dia para o outro, já que precisa ficar bem geladinho.

O que acharam desse bolo? Vão tentar fazer em casa? Deixe seu comentário.

Beijos…

 

Atualização: Recentemente, assistindo um vídeo sobre cupcakes veganos fiquei sabendo que o ingrediente que faz o bolo crescer de verdade, exercendo a função dos ovos, é o vinagre. Interessante, não?

Artigos relacionados: