Vasculhando as minhas receitas ainda não publicadas, me deparei com esse belíssimo e delicioso Bolo de Nozes. Como já faz um tempinho que fiz esse lá em casa, assim que vi essa foto maravilhosa, percebi que comecei a salivar, então sabia que tinha que dividir logo essa receita com vocês.

Bolo de NozesEsse é um bolo sofisticado, mas muito fácil de fazer. Confere aí.

Ingredientes

  • 1 receita de massa básica de bolo de farinha de trigo (ver receita Bolo de Limão Especial podendo substituir o iogurte natural por leite);
  • 100 gramas de nozes picadas;
  • 400 ml de leite;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho;
  • 200 gramas de doce de leite;
  • Guaraná para molhar o bolo;
  • Nozes para decoração

Modo de Preparo

Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.

Passo 1: Prepare a massa do bolo conforme receita do Bolo de Limão Especial, mas corte-o em 3 camadas invés de apenas 2. Inicie o creme de nozes, levando o leite condensado e o leite em uma panela ao fogo baixo. Passo 2: Dilua o amido de milho em leite ou água e vá adicionando aos poucos à mistura que já está no fogo. Lembre-se de mexer bem para não empelotar.
Passo 1 - Iniciando o creme de nozes Passo 2 - Dilua o amido de milho em leite
Passo 3: Assim que o creme adquirir uma textura mais espessa, adicione as nozes picadas e desligue o fogo. Deixe esfriar. Passo 4: Regue bem a camada mais inferior do bolo com guaraná.
Passo 3 - Adicione as nozes picadas Passo 4 - Regue o bolo com guaraná
Passo 5: Cubra a toda a camada com parte do creme de nozes. Lembre-se de deixar mais da metade do creme para cobri-lo e que não adianta colocar muito creme já que a camada superior vai pesar e ele vai escorrer para as bordas. Passo 6: Adicione sobre a camada de creme de nozes a segunda camada do bolo. Regue-a também com guaraná e cubra-a com o doce de leite.
Passo 5 - Cubra a primeira camada com o creme de nozes Passo 6 - Cubra a segunda camada com doce de leiteComentário: Como meu doce de leite era bem espesso, adicionei um pouco de leite para deixá-lo nessa consistência.
Passo 7: Adicione a última camada do bolo por cima do doce de leite. Cubra toda a superfície do bolo com o resto do creme de nozes. Passo 8: Decore-o com nozes ou da forma que preferir e leve-o à geladeira por pelo menos 2 horas, para que adquira mais consistência e fique geladinho.
Passo 7 - Cubra o bolo com o resto do creme de nozes Passo 8 - Decore com nozes

Considerações Finais

Rendimento: serve 12 pessoas (bolo médio);

Tempo total de preparo: aproximadamente, 1 hora.

Valor calórico total: aproximadamente, 5660 kcal;

Valor calórico por porção: aproximadamente, 471 kcal.

 

E aí, o que acharam desse bolo? É uma ótima ideia para bolo de aniversário e o melhor é que foge da obrigação de ser sempre de chocolate.

Espero que tenha gostado!

Beijos…

Artigos relacionados: