Rica em betacaroteno, a cenoura, aquela simpática raiz alaranjada que todo coelhinho morre de paixão, é rica em vitamina A, além de ótima para visão, pele e mucosas. Muitas crianças, como eu quando era uma, dizem não gostar de cenoura, sem nem se dar o trabalho de provar. Digo apenas que hoje a cenoura é meu vegetal favorito. Então, não dê oportunidade à molecada para falar que não gosta dela. Que tal usá-la de uma forma que toda criança adora: em forma de bolo com cobertura de chocolate?! Esse bolo é uma delícia de fofo e cá entre nós, fica incrível com uma boa cobertura de chocolate, como o brigadeiro. Eu, simplesmente, adoro!

Bolo de Cenoura com Brigadeiro

Confira mais essa receita de dar água na boca.

Ingredientes

Massa

  • 3 ovos inteiros;
  • 2 cenouras médias cortadas em rodelas grossas;
  • 1/3 de xícara (chá) de óleo vegetal (80 ml);
  • 1 xícara (chá) de açúcar cristal (190 gramas);
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada (240 gramas);
  • 1/2 colher (café) rasa de sal;
  • 1 colher (sopa) rasa de fermento químico em pó.

Cobertura

Modo de Preparo

Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.

Passo 1: Preaqueça o forno a 180°C. No liquidificador, bata os ovos, as cenouras, o óleo e o açúcar. Passo 2: Despeje a mistura em uma tigela e adicione a farinha de trigo peneirada e o sal e mexa com o fouet.
Passo 1 - Bata os ingredientes no liquidificador Passo 2 - Adicione a farinha de trigo e o sal
Passo 3: Adicione o fermento em pó e misture delicadamente. Passo 4: Despeje a massa em forma retangular (29cmx21cm) untada e enfarinhada.
Passo 3 - Adicione o fermento em pó Passo 4 - Despeje a massa em forma untada e enfarinhada
Passo 5: Após, 30 minutos em forno 180°C, o bolo fica assim. Não esqueça de fazer o teste do palito para saber se ele realmente está assado por dentro. Passo 6: Faça 1/2 receita do Brigadeiro de Festa do Renda. Com o fogo desligado, adicione o leite e misture. Cubra toda a superfície do bolo com o brigadeiro. Se desejar, polvilhe cacau em pó.
Passo 5 - Bolo assado Passo 6 - Bolo coberto com brigadeiro

Considerações Finais

Rendimento: 1 bolo pequeno (6 porções, aproximadamente 30 pedaços médios);

Tempo total de preparo: aproximadamente, 45 minutos.

Valor calórico total (com cobertura): aproximadamente, 3400 kcal;

Valor calórico total (sem cobertura): aproximadamente, 2600 kcal;

Valor calórico por pedaço (com cobertura): aproximadamente, 113 kcal.

Valor calórico por pedaço (sem cobertura): aproximadamente, 87 kcal.

Como eu disse lá em cima, adoro um bolo de cenoura e para ele ficar bom mesmo, tem que ter a cobertura (eu necessito disso). Não necessariamente precisa ser brigadeiro, mas uma boa cobertura de chocolate basta. Resolvi deixar o valor calórico total e por pedaço para os dois casos (com ou sem cobertura) para vocês decidam o que é melhor (conforme a dieta).

Infelizmente, essa não é a receita da minha mãe e sim, uma que peguei na internet. Mas, nem podemos considerar como a mesma receita porque mudei tudo (tirei 1 ovo, diminui drasticamente o açúcar, o óleo). Por esse motivo, alerto vocês que adoram uma receitinha da internet: analisem bem as receitas antes de fazer, pois há várias com excesso de açúcar, ovos e óleo sem qualquer necessidade, ok?

Apesar do sabor MA-RA-VI-LHO-SO da cobertura de brigadeiro, o único ponto negativo, na minha opinião, é que ela gruda bastante e às vezes, fica um pouco difícil de cortar o bolo sem esfarelar.

E aí, deu água na boca? Deixe seu comentário.

Já testei uma outra cobertura para esse bolo e já já divido com vocês aqui no Renda.

Beijus e até breve…

Artigos relacionados: