Sabe quando bate aquela vontade de comer uma bolachinha docinha e bem crocante? Pois é, nesse dia, procurei feito uma doida uma boa receita de bolachas, então, no livro Dona Benta – Comer Bem, achei a chamada Bolachinhas de Amor e Canela. Como o livro não tem figuras, fiz na sorte. E não é que as coisinhas são boas mesmo?

Bolachinha de Amor e Canela

Imaginem essas delícias com um cafezinho só para abrir o apetite. Imaginaram? Então, sem mais delongas, vamos às bolachas!

Ingredientes

  • 2 xícaras ou 250 gramas de farinha de trigo;
  • 1/2 xícara ou 100 gramas de açúcar cristal;
  • 80 gramas de manteiga ou margarina;
  • 3 gemas (sem a pele); Comentário: A pele deve ser retirada para reduzir o gosto forte de ovo.
  • 1 colher (café) de fermento químico em pó;
  • Leite (se necessário); Comentário: Usei 40 ml de leite para que a massa ficasse com a consistência boa para trabalhar.
  • Açúcar cristal e canela para polvilhar.

Modo de Preparo

Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.

Passo 1: Em um recipiente, adicione a farinha, o açúcar, a manteiga, as gemas e o fermento. Passo 2: Misture bem todos os ingredientes com as mãos. Se necessário, adicione um pouquinho de leite.
Passo 1 - Misture os ingredientes Passo 2 - Incorpore os ingredientes com as mãos
Passo 3: Ponto bom da massa para trabalhar com os cortadores. Ela deve ficar assim, juntinha. Passo 4: Com auxílio de um rolo de macarrão, abra a massa para que ela fique com uma espessura de mais ou menos 0,5 centímetros.
Passo 3 - Ponto da massa Passo 4 - Abra massa
Passo 5: Com a massa aberta, corte conforme desejar. Usei cortadores de vários formatos e tamanho. Assim que utilizar todo espaço de massa disponível, junte-a novamente, formando uma bola e a abra novamente até utilizar toda massa. Passo 6: Em uma forma forrada com papel-manteiga, coloque as bolachas, com um espacinho entre elas. Leve ao forno pré-aquecido à 180°C por 20 minutos ao até ficarem coradas. Retire do forno e polvilhe açúcar e canela.
Passo 5 - Corte conforme gosto Passo 6 - Leve ao forno

Considerações Finais

Rendimento: Essa é realmente uma boa pergunta (???);

Tempo total de preparo: aproximadamente, 40 minutos.

Valor calórico total: aproximadamente, 2500 kcal;

 

E aí, curtiram essas bolachinhas??? Já me deu água na boca. Muito fácil e com ingredientes que todo mundo tem em casa, não tem desculpa para não fazer, não é mesmo???

Ótimo resto de semana!

Beijus…

Artigos relacionados: