Tem algumas receitas que apenas uma pessoa sabe fazê-la como ninguém e consegue guardar todos os segredos durante anos e anos, não é mesmo?

Biscoito de Queijo da Vovó Antônia

Bem, não sou eu “a pessoa” dessa receita, mas pelo menos, os segredos do biscoito de queijo mais gostoso do mundo (o da minha avó) eu consegui descobrir. Que tal aprender a fazer essa delícia que tem tanto gosto de infância (pelo menos para mim)?

Ingredientes

  • 450 ml de óleo; Comentário: Como sou fissurada em reduzir gordura, optei por usar 300 ml de óleo + 150 ml de leite para escaldar, mas fique a vontade para fazer da forma que achar mais conveniente.
  • 1 colher (sobremesa) rasa de sal;
  • 1 e 1/2 quilo de polvilho doce fino; Comentário: Não é o polvilho caipira;
  • Em torno de 20 ovos; Comentário: Usei 19 unidades e dei preferência para ovos caipira para que o biscoito ficasse amarelinho.
  • 1 quilo de queijo curado ralado;
  • 1 colher (chá) de fermento em pó químico. Comentário: Minha avó diz que usa o fermento para deixar o biscoito mais macio.

Modo de Preparo

Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.

Passo 1: Leve o o leite, o óleo e sal ao fogo em uma leiteira. Passo 2: Deixe ferver para escaldar o polvilho.
Passo 1 - Adicione o sal Passo 2 - Leite fervendo
Passo 3: Em uma bacia, adicione o polvilho e o escalde com a mistura fervente. Passo 4: Com uma colher grande, misture bem e reserve para esfriar. Mexa, de vez em quando, para ajudar a esfriar mais rápido.
Passo 3 - Escalde o polvilhoComentário: Use uma bacia larga para fazer o biscoito de queijo. Assim, fica mais fácil para esfriar o polvilho e para amassar também (Passos 6 e 7). Você pode usar a mesma bacia que indico no Pão de Queijo. Por favor, sem resquício de cuecas, hein? Passo 4 - Misture bem
Passo 5: Depois de frio, no máximo morno, adicione os 20 ovos. Mas cuidado para não adicionar quando a mistura ainda estiver quente e cozinhar os ovos! Passo 6: Misture a massa com as mãos.
Passo 5 - Adicione os ovos Passo 6 - Misture com as mãosComentário: Essa é mais uma receita que exige que você tire o maridão da frente da TV ou do computador. Como a massa é bem pesadinha, agora é a hora de botar o bonitão para amassar! E lembre-se: tríceps bem definidos… Tríceps bem definidos…
Passo 7: Adicione o queijo ralado aos poucos e sove bem. Passo 8: Essa foto é apenas para mostrar como é o tipo da massa. Compare só com a massa do pão de queijo. Enquanto a massa do pão de queijo é elástica, a do biscoito é mais quebradiça.
Passo 7 - Adicione o queijo e sove bem Passo 8 - Tipo da massa
Passo 9: Adicione o fermento em pó aos poucos, quando for moldar os biscoito. Para congelar, basta armazená-los em formas, como o pão de queijo, e levar para o freezer. Mas, “desenforme” apenas no dia seguinte que é mais seguro que eles estarão congelados por completo. Passo 10: Leve o biscoito de queijo para assar em forno médio/alto por aproximadamente, 20 ou 30 minutos ou até que fique dourado por cima. Só de ver essa foto maravilhosa já me deu fome! E você, está esperando o que?
Passo 9 - Adicione o fermento em póComentário: Infelizmente, o “moldar” dos biscoitos será assunto para os próximos capítulos, já que preciso registrar o curso intensivo com o meu marido e deixar minhas mãos livres para fotografar! Passo 10 - Biscoito por dentro

Considerações Finais

Rendimento: aproximadamente, 150 unidades;

Tempo total de preparo: aproximadamente, 1 hora e 20 minutos.

Valor calórico total: São muitas “mil calorias”, então, vamos deixar para lá essa informação;

Valor calórico por unidade: cerca de 90 kcal.

Essa receita é bem parecida com a de Pão de Queijo aqui do Renda, escaldada, mas você pode encontrar outras que não sejam. Eu, particularmente, prefiro a escalada porque o biscoito fica mais macio e não fica aquele biscoito de queijo seco que muito encontramos por aí. Essa receita é ideal para um lanchinho da tarde com um chá ou um cafezinho. Que tal? Os seus biscoitos, com certeza ficarão um pouquinho menos “bombados” do que os meus, é que na hora do fermento, eu acabei errando um pouquinho a quantidade, mas nada que faça o meu biscoito perder o mérito.

Eu disse anteriormente e vou dizer de novo: o biscoito de queijo da minha avó é, sem dúvida, o melhor biscoito de queijo do mundo! Acreditem!

Beijusss…

Artigos relacionados: