Uma das muitas coisas que nunca imaginei comer achando bom era berinjela.

Depois que comecei a apreciar e me arriscar mais, percebi que estava perdendo muita coisa boa nessa vida. Uma dessas coisas é o Antepasto de Berinjela. É incrível como o amargo da berinjela some e todos os ingredientes se misturam de uma forma, digamos assim, “harmoniosa”.

Antepasto de Berinjela

 

Acompanhado por pãezinhos de forma cortadinhos ou mini pães sírio, que tal completar seu cardápio de entradas e petiscos para o Ano Novo com essa maravilha, hein?

Ingredientes

  • 4 berinjelas médias picadas (500 gramas);
  • 3 pimentões médios picados;
  • 1/2 cebola grande picada;
  • 1 dente de alho pilado com sal;
  • Sal e pimenta do reino à gosto;
  • 100 ml de azeite de oliva;
  • Aproximadamente 20 azeitonas sem caroço fatiadas.

Modo de Preparo

Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.

Passo 1: Forre com papel-alumínio (parte brilhante para dentro) uma assadeira grande. Despeje os ingredientes misturados, com exceção do alho, azeite e azeitonas. Passo 2: Adicione o azeite de oliva e misture. O azeite deve lambuzar bem todos os ingredientes.
Passo1 - Despeje os ingredientes em travessa forrada com alumínio Passo2 - Adicione o azeite de oliva
Passo 3: Adicione o alho pilado e misture com cuidado, para não rasgar o papel-alumínio do fundo. Passo 4: Cubra com mais papel alumínio (sempre lado brilhante para dentro) e leve ao forno médio (180°C/220°C), preaquecido, por aproximadamente 50 minutos.
Passo3 - Adicione o alho pilado Passo4 - Feche com papel alumínio e leve ao forno
Passo 5: Retire o papel-alumínio da tampa e adicione as azeitonas fatiadas. Leve ao forno por mais 10 minutos para secar água presente. Passo 6: Agora, seu antepasto está pronto para ser servido, quente ou frio. Bom apetite!
Passo5 - Adicione as azeitonas Passo6 - Resultado Final

Considerações Finais

Rendimento: 6 porções;

Tempo total de preparo: aproximadamente, 1 hora e 10 minutos.

Não sei precisar quanto tempo, mas sei que o antepasto pode ser conservado por bastante tempo na geladeira. Garanto que difícil mesmo vai ser sobrar para o dia seguinte.

 

Beijus e Feliz Ano Novo!!!

Artigos relacionados: