Olá meninas!!! Como tive um retorno muito bom de vocês quanto ao blog, estou postando antes do previsto. Que eu adoro cozinhar, muitas de vocês já sabem. Por isso, de vez em quando, invento alguma coisa. As minhas queridas cobaias estão sempre preparadas para o que vier!!! Hehehehe…

Sempre ouvi dizer que batata assada combinava com alecrim, mas nunca tinha experimentado. Há algumas semanas, fiz e percebi que, realmente, “batata assada combina com alecrim”. Sendo assim, resolvi pesquisar com que mais o alecrim combina e em que mais ele nos beneficia.

O que posso temperar com o alecrim?

Além das batatas, o alecrim é indicado para temperar assados a base de carnes, peixes, aves, pães e massas. Também, é bem indicado para sopas e molhos e casa-se, perfeitamente, com azeite de oliva e alho. Uma dica muito legal para perfumar a carne do churrasco e próprio ambiente é colocar um bom punhado sobre as brasas do carvão aceso. No próximo churrasco que eu estiver presente e tiver intimidade com o churrasqueiro (claro!!!), pode deixar que já vou fazer esse teste. Imaginem, que beleza, sair de um churrasco fedendo “cheirando”, pelo menos, a fumaça perfumada com alecrim.

Além do gosto bom, em que o alecrim me beneficia?

Além de apresentar propriedades aromáticas e desinfetantes, o alecrim é relaxante muscular, ativador da memória (acho que vou passar a consumir mais), fortalecedor dos músculos do coração e inibidor de tosse persistente. As propriedades do alecrim podem ser absorvidas pela ingestão de infusão em água fervente ou, de acordo com o que cientistas acreditam, a inalação do perfume exalado por seus ramos. Para a infusão de alecrim, indica-se 4 gramas das folhas para cada xícara de chá de água fervente.

 

Fica a dica: Batatas assadas ao molho de azeite de oliva e alecrim

Cozinhe as batatas em rodelas ou pedaços, despeje em uma assadeira e pincele a mistura de um pouco de azeite de oliva, alecrim seco pilado e sal a gosto. Leva ao forno pré-aquecido e deixe assar até dourar. Depois, é só apreciar a simples e deliciosa guarnição preparada.

 

Como todas as coisas desse mundo, sem exagero no consumido, por favor! E, também como outras ervas, jamais o alecrim deve ser usado no lugar de remédios. Em caso de doenças, procure um bom médico, se trate direitinho e seja feliz!!!

Artigos relacionados: